Citando: O que é viver intensamente?


Me perguntaram se sou poeta, mas o que é ser poeta, afinal? É sentir em dobro o que todos sentem numa medida menor? É dar valor a detalhes esquecidos pelos demais? É apreciar segundos como se fosse horas? É sorrir ao som da chuva e sonhar ao toque do vento?

É imaginar um futuro sob o céu cravado de estrelas? Brincar com as flores na primavera e chorar com galhos secos no inverno? É sobrevalorizar o que mão merece um segundo olhar? Amar sem julgar? Viver sem para trás olhar?

Se isso é ser poeta, declaro-me culpada. Aprendi que nenhum momento pode voltar, nenhuma atitude tomada pode ser anulada. Com este conhecimento, começamos a ver o mundo com outros olhos, respirar com outro vigor e valorizar tudo de uma forma renovada.

Mas não cometa o erro de achar que viver intensamente é viver sem limites. Quantos famosos confundiram essas duas noções e acabaram vítimas da sua própria armadilha. Há muitas controvérsias quando se trata da vida e morte de Amy Winehouse, encontrada morta na sua casa em Londres, vítima de "intoxicação por álcool", segundo o laudo. Ela se gabava de viver uma vida intensa, livre de rotinas. Mas esqueceu dos limites.

"A ideia de que viver intensamente consistiria, por exemplo, em encher a cara de absinto ou ópio é velha de 200 anos." - Contardo Calligaris, FSP. Viver a vida ao máximo não significa testar todas as possibilidades, mesmo sabendo que são erradas. Não é aproveitar todo o tempo de vida para acabar com a saúde enchendo-se de bebidas e drogas.

Viver intensamente é agradecer todos os dias a Deus por nos conceder mais um dia na terra, e dar valor a todos os batimentos cardíacos do dia. Não acelerando-os, ou contendo-os, mas aproveitando cada um deles para apreciar a criação de Deus, os detalhes. E claro, cumprir o Ide que Ele nos deixou ao subir aos céus: pregar o evangelho a toda a criatura.

Desta forma não só vivemos intensamente, mas damos essa mesma possibilidade a outras pessoas, que desconhecem a felicidade para a além dos cigarros e copos no bar.

* Texto de Hayanne Deise Lins. Como ela mesma se descreve, Hayanne é uma sonhadora e imitadora de Jesus. Tem o dom de te fazer refletir sobre todo assunto que ela escreve, e te deixa com vontade de fazer a coisa certa. Esse talento ela divide com a gente no Blog Sentido Literário. Basta você entrar lá pra perceber que essa linda nasceu pra escrever. Visita, aposto que você vai gostar. 

1 comentários: