Entrevista com a autora Lyra Rocha


Quem nos segue no Instagram já deve saber que o blog agora é parceiro da autora Lyra Rocha, e a mesma acabou de lançar seu primeiro livro na Amazon. Como amanhã terá resenha de Fisiologia do amor aqui no blog, resolvi antes trazer um pouco sobre quem escreve.
A entrevista é rápida, mas acho que tem muita coisa legal que vocês podem saber da Lyra Rocha nessas poucas perguntas.
Vamos lá?

Para iniciarmos, faça uma breve descrição sobre quem é você. Uma espécie de bio do twitter, mas com muitos mais caracteres hahahaha.
Sou Lyra Rocha, tenho 28 anos, capixaba, farmacêutica e mestre em educação em ciências e matemática. Comecei a escrever em 2015 e hoje tenho três obras completas e alguns contos por aí. Viciada em café, chocolate coca-cola e livros, residente de tão tão distante e apaixonada por doguinhos! Rs  

Quem conhece um pouco da sua origem no mundo da escrita sabe que você começou com uma fanfic de A Seleção. Como foi a mudança para algo original?
Eu achei que seria mais difícil, mas, no fim, foi libertador. Comecei ter muitas ideias que já não se encaixavam no molde de fanfic. Na verdade, eu só escrevi uma história nesse estilo, que foi a pioneira e me ajudou a entrar no mundo da escrita, por isso, sempre serei grata. Acredito que o que me deixou mais insegura era não saber se as leitoras que leram O Peso da Coroa me acompanhariam na jornada de histórias originais. O que acabou se dissipando, pois muitas estão comigo até hoje e, com novas histórias, obtive novos leitores também.

A gente sabe que todo autor tem um processo de escrita, ou melhor, tem algo que sempre o inspira. O que seria isso na sua vida?
Eu sou a pessoa mais aleatória do mundo, sabe? Não tenho um padrão, o que é péssimo porque às vezes a inspiração vem quando eu não posso escrever hahaha
Mas algo que sempre ajuda é ouvir músicas que se relacionem com a obra ou com o drama do capítulo em questão. Ah, bisbilhotar fotos no pinterest também é vida!

Você não usa seu primeiro nome para assinar suas obras. Por quê? E de onde veio seu pseudônimo?
Até pouco tempo eu usava um pseudo que ligava muito ao meu nome pessoal, fiz a troca recentemente, quando resolvi publicar na Amazon. Usar o pseudônimo me deixa mais à vontade para produzir e divulgar. Eu nunca quis chamar atenção para a minha pessoa em si, quero que as pessoas conheçam meus livros. Atrelar a minha vida de leitura e escrita com a minha pessoal estava me travando e, em um mundo onde as pessoas pouco compreendem o outro, mandam mensagens de ódio ou qualquer coisa parecida, não consigo não temer misturar as coisas. Além disso, por causa das obras que envolvem minha vida profissional (artigos e outras publicações científicas), acho melhor manter as coisas separadas.
Foi muito difícil encontrar um nome que eu me sentisse à vontade e me identificasse. Passei meses testando e procurando até chegar a “Lyra Rocha”. Achei legal manter o sobrenome para preservar parte da identidade e ainda fazer com que os meus leitores me encontrem. O nome Lyra foi uma das indicações de uma amiga. Além de achar bonito e fluente, ele significa “aquela que acalma com a sua melodia”. Acho que combina comigo, sempre fui conhecida por ser calma e tranquila e, eu não canto, mas espero que minhas palavras possam trazer esse sentimento de paz aos corações dos meus leitores.

Costumas ler muito? Quem são seus autores e livros preferidos?
Se tem uma coisa que eu faço muito na vida é ler. Hahaha Eu tenho um gosto muito variado para livros, é até difícil dizer o que é da minha preferência, mas vamos lá. Não posso deixar de falar da minha rainha Colleen Hoover, que eu amo demais. É assim que acaba e Um caso perdido sempre terão um espaço no meu coração. Gosto muito de Tillie Cole também, aquela mulher tem uma mente tão louca, que tenho até medo haha. Tem outras como a Sarah J. Maas, Amy Harmon, Elle Kennedy, Kasie West… cada uma com seu estilo de escrita.

Falando um pouco do seu livro, como surgiu a ideia de Fisiologia do amor?
Eu estava preparando um estudo sobre as emoções segundo a visão científica. Enquanto eu lia os artigos e me aprofundava, fiquei pensando como seria uma pessoa que levasse todas as teorias sobre o amor ao pé da letra. Foi assim que surgiu a Cecília e toda a sua obsessão em reger a sua vida amorosa pela ciência.

Você já contou em algumas redes sociais que a Cecília e o Bernardo tem muito de você e do seu esposo (que sorte a sua haha). Ele já leu seu livro?
O livro todo não, mas eu sempre converso com ele sobre meus livros, conto as cenas que escrevo e às vezes mando alguns trechos para ele. Ele me apoia bastante e tem uma paciência enorme por ficar me ouvindo tagarelar o tempo haha

Fisiologia do amor é apenas o primeiro livro da série Ciências do amor. Já tem algo pronto para o lançamento do segundo? Se sim, nos fala um pouco sobre ele.
O segundo livro se chama Psicologia do Amor e já está finalizado, inclusive, ficou disponível no Wattpad por um tempo. Retirei recentemente porque agora ele vai para revisão, preciso fazer uns acertos nele antes de publicar na Amazon. O que posso dizer sobre? A protagonista é a Marina e vocês vão conhecer o maior bolinho dos bolinhos, Miguel. Um encontro inusitado, uma garrafa de uísque e a música “Porque homem não chora” é o estopim para a nova história.

Lançar um livro, ainda mais de forma independente, é algo bem difícil. O que te motivou a tomar essa decisão? Deu medo?
Já tem um tempo que eu queria voar por novos ares, mas claro que rola uma insegurança. O público da Amazon é diferente do Wattpad. O medo do flop sempre existe e eu me perguntava se valeria mesmo a pena explorar essa nova página para mim. Tive muitas amigas e leitoras que me ajudaram nessa decisão, incentivo nunca faltou, por mais difícil que fosse.
O “não” a gente já tem, não é? Precisamos arriscar para ver. O pior que aconteceria é não dar leitor nenhum e eu continuar seguindo com minhas postagens no Wattpad como se nada tivesse acontecido hahaha. Mas poxa, a gente se doa, tira nosso tempo, quebra a cabeça, tenta trazer um material bacana para as pessoas lerem... por que não tentar ter um retorno financeiro por isso e até mesmo angariar novas oportunidades?

Estamos no final da nossa entrevista e queria te agradecer pela parceria com o Quando Acordei, mas antes de nos despedirmos queria fazer um pequeno bate-bola com você. Quero que responda a primeira coisa que te vem à cabeça ao ler algumas palavras.
Paixão: Chocolate
Sonho: Viajar pelo mundo
Medo: Perder as pessoas que amo
Vício: Ler
Conquista: Meu mestrado
Razão: Deus
Inspiração: Natureza
Raiva: Injustiça
Brasil: Oremos!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tão bom ter participado dessa entrevista! <3
    Obrigada pela oportunidade e espero ter conseguido passar um pouco da minha história e dos meus livros!
    Beijão
    Lyra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi ótimo te entrevistar. Espero fazer isso mais vezes.

      Excluir