Papinho com a Ray: Porque a vitĂłria da Dayse Ă© dela


Confesso-me amante de reality show’s, principalmente daqueles que o pĂșblico nĂŁo interfere com votaçÔes, entĂŁo, se antes meu grande amor era O Aprendiz, hoje Ă© MasterChef. Para quem nĂŁo sabe do que se trata, Ă© um programa de culinĂĄria, onde os participantes cozinham para trĂȘs chefs e Ă s vezes alguns convidados, toda semana sai o que cozinho pior e no final, claro, apenas um ganha os prĂȘmios e o trofĂ©u de MasterChef.
Aqui no Brasil o programa jĂĄ estĂĄ em sua quarta temporada, contando as duas de amadores, a kids e a mais recente, a profissional. Embora cozinhar nĂŁo seja minha paixĂŁo, eu amo o programa e estava muito ansiosa para descobrir como seria o programa com chef’s jĂĄ formados sendo participantes, sinto em dizer que foi um show de absurdos. O programa continua excelente, nĂŁo foi a produção que caiu, o absurdo mesmo foi ver como pessoas podem ser tĂŁo desumanas e egocĂȘntricas apenas por serem formados. Mas esse texto nĂŁo Ă© um resumo do programa, mas sim sobre uma participante e um caso que chamou atenção.
Dayse, participante e vencedora do programa sofreu, quer ela enxergue, ou nĂŁo, muito machismo dentro do reality, foi um choque atĂ© para quem jĂĄ estĂĄ acostumado em ver coisas assim assistir em rede nacional a maneira como alguns participantes nĂŁo conseguiam esconder o problema em aceitar que uma mulher poderia ser MUITO boa. Mas vocĂȘ pode estar se perguntando, se ela venceu, porque esse texto, nĂŁo estĂĄ tudo certo? Deveria.
Acontece que a questĂŁo do machismo contra a mesma fez algumas pessoas esquecerem que nĂŁo foi o prĂ©-conceito que a fez vencer, que o programa nunca foi uma batalha de gĂȘneros e a mulher venceu o homem. Dayse venceu o programa e calou a boca de muitos homens, claro, mas ela nĂŁo venceu por ser mulher, ela nĂŁo venceu para levantar bandeira de movimentos, Dayse venceu porque foi a melhor de todos ali, porque cozinhou melhor que seu oponente, a mulher venceu porque conzinha muito bem e venceu todos. Simples assim.
Quando perguntada sobre como foi mostrar para os homens que ela cozinhava bem, ela deixou claro que nĂŁo levanta bandeiras de nada, que apenas fez o que sabia fazer de melhor e vi no twitter muita gente se incomodar com sua resposta, queriam que ela fizesse de sua vitĂłria a vitĂłria de um movimento, e foi aĂ­ que percebi que muita gente entendeu tudo errado.
A vitĂłria da Dayse foi sim muito importante para nĂłs mulheres, mas ainda assim acho que a vitĂłria Ă© dela, apenas dela. Essa participante nĂŁo foi apenas deixada de lado por homens, muitos participantes deixavam claro que nĂŁo colocavam fĂ© nela, independente de seu gĂȘnero, entĂŁo, mesmo sendo vĂ­tima de um forte machismo, a Dayse venceu por ela, por ser capaz. Ela surpreendeu a todos nĂŁo por ser mulher, mas por mostrar que era bem melhor do que a maioria pensava.
E Ă© por isso que a vitĂłria da Dayse Ă© uma vitĂłria dela.
O feminismo nĂŁo venceu, o machismo tambĂ©m nĂŁo, as mulheres nĂŁo venceram o mundo, a Dayse venceu o programa. E com sua vitĂłria ela provou muitas coisas como: sĂł vocĂȘ sabe do que Ă© capaz, todos somos capazes, ego nĂŁo vence nada, existe machismo atĂ© na cozinha onde dizem que Ă© onde as mulheres deveriam estar, e o mais importante: vocĂȘ nĂŁo pode se deixar abalar.
Então, não tentem pegar a vitória de alguém que venceu por méritos dela e colocarem isso como se tudo fosse graças a algum outro fator, por favor, não a usem como símbolo de qualquer coisa que ela não queria ser. A Dayse entrou para ganhar o programa sendo boa cozinheira, e foi isso que ela fez. Se ela nos deu mais liçÔes só podemos ser gratos, mas a vitória é dela e graças a ela, só isso.

* Que finalmente possamos enxergar que o machismo Ă© bem maior que nosso mundinho mostra, que possamos lutar contra isso e provarmos que somos capazes de tudo, mas que tambĂ©m aprendamos que nĂŁo se trata de uma competição de gĂȘneros, e muito menos de bandeiras. O machismo existe e devemos combatĂȘ-los, mas combater o mesmo nĂŁo faz de mim sĂ­mbolo de qualquer coisa que eu nĂŁo queira ser, combater o machismo faz de mim uma mulher forte, sĂĄbia, capaz. E qualquer que seja minha forma de combater, Ă© uma escolha minha e desde que nĂŁo desrespeite ou falte com a verdade, nĂŁo devo ser julgada por isso.

MĂșsica da Semana


Girl On Fire (Alicia Keys)

She's just a girl, and she's on fire
Hotter than a fantasy
Lonely like a highway
She's living in a world, and it's on fire
Feeling the catastrophe, but she knows she can fly away

Oh, she got both feet on the ground
And she's burning it down
Oh, she got her head in the clouds
And she's not backing down

This girl is on fire
This girl is on fire
She's walking on fire
This girl is on fire

Looks like a girl, but she's a flame
So bright, she can burn your eyes
Better look the other way
You can try but you'll never forget her name
She's on top of the world
Hottest of the hottest girls say

Oh, we got our feet on the ground
And we're burning it down
Oh, got our head in the clouds
And we're not coming down

This girl is on fire
This girl is on fire
She's walking on fire
This girl is on fire

Everybody stands, as she goes by
Cause they can see the flame that's in her eyes
Watch her when she's lighting up the night
Nobody knows that she's a lonely girl
And it's a lonely world
But she gon' let it burn, baby, burn, baby

This girl is on fire
This girl is on fire
She's walking on fire
This girl is on fire

Oh, oh, oh

She's just a girl, and she's on fire

Case-se com ela


Sei que pode parecer estranho, vocĂȘ pode atĂ© ficar bem surpreso -ou nĂŁo-, mas eu sĂł queria te dizer que sim, casa com ela. Ela vai ficar feliz, vocĂȘ tambĂ©m vai e de certa forma eu tambĂ©m vou, entĂŁo, case-se com ela.
Casa com ela porque ela Ă© compreensiva, quieta, te escuta, te entende, te soma. Fica com ela pra sempre, afinal, vocĂȘ Ă© o sempre dela e nunca me pareceu tĂŁo certo ela ser o seu sempre tambĂ©m.
Case com ela, entendeu? Case com ela. Ela te espera, te ama, te venera. Ela parece ser bondosa, carinhosa, altruĂ­sta, capaz de abdicar de tudo para estar ao seu lado.
Casa com ela!
Casa com ela porque nĂłs duas somos extremamente diferentes, por vocĂȘ e eu somos diferentes. Porque eu falo demais, brigo demais, tenho opiniĂŁo forte demais, porque nĂłs dois nunca vamos funcionar em uma conta de mais.
Casa com ela. Isso, casa com ela. E faz isso nĂŁo porque uma Ă© melhor que a outra, mas porque vocĂȘs sĂŁo o melhor um pra o outro. Fica com ela, escolhe ela porque eu nunca vou caber nesse seu molde de futuro jĂĄ pronto. Porque ela Ă© capaz de te dar seu futuro sem riscos, jĂĄ comigo vocĂȘ correria todos os riscos do mundo. Casa com ela porque eu jĂĄ tentei e nĂŁo encaixei, mas ela cabe direitinho, ela Ă© a dona do seu futuro bonitinho, ela te deixa ser o cara perfeitinho.
Sei que ontem eu disse que vocĂȘ era novo pra isso, mas casa com ela. VocĂȘ Ă© novo pra casar comigo, mas nĂŁo serĂĄ novo pra casar com ela. Ela te ama e mesmo que eu goste muito de vocĂȘ eu nĂŁo estaria pronta, eu nĂŁo sei se um dia estarei pronta, e vocĂȘ sonhou, traçou, conquistou, entĂŁo casa com ela.




Te Contando: No mundo da Luna


InformaçÔes

TĂ­tulo: No Mundo da Luna
Autor (a): Carina Rissi
Editora: Verus
PĂĄginas: 476

Sinopse

No Mundo da Luna - A vida de Luna estĂĄ uma bagunça! O namorado a traiu com a vizinha, seu carro passa mais tempo na oficina do que com ela e seu chefe vive trocando seu nome. RecĂ©m-formada em jornalismo, ela trabalha como recepcionista na renomada Fatos&Furos. Mas, em tempos de internet e notĂ­cias instantĂąneas, a revista enfrenta problemas e o quadro de jornalistas diminuiu drasticamente. É assim que a coluna do horĂłscopo semanal cai no colo dela. Embora nĂŁo tenha a menor ideia de como fazer um mapa astral e nĂŁo acredite em nenhum tipo de magia, Luna aceita o desafio sem pestanejar. Afinal, quĂŁo complicado pode ser criar um texto em que ninguĂ©m presta atenção? Mas a garota nem desconfia dos perigos que a aguardam e, entre muitas confusĂ”es, surge uma indesejada, porĂ©m irresistĂ­vel paixĂŁo que vai abalar o seu mundo. O romance perfeito — nĂŁo fosse com o homem errado. Sem saĂ­da, Luna terĂĄ que lutar com todas as forças contra a magia mais poderosa de todas, que atĂ© entĂŁo ela desconhecia: o amor.



Minha opiniĂŁo

Pra quem acompanha o blog com frequĂȘncia, sabe que sou apaixonada pela Carina Rissi, mas preciso deixar claro este livro estĂĄ aqui por mĂ©ritos prĂłprios, nĂŁo por ser escrito por quem Ă©. O fato Ă© que Carina nunca me decepciona, e torço para que isso continue assim.
Nunca fui muito ligada em signos e isso fez com que No mundo da Luna não estivesse no topo da minha lista literåria, mas certo dia estava eu carente de uma boa leitura, e como nada parecia atrativo, resolvi apostar em um livro da minha rainha, e graças aos céus fiz isso, afinal, o livro é maravilhoso.
Como todos os livros da Carina, neste também tem muito humor e romance, e mesmo não sendo o meu preferido dela, ele continua sendo ótimo. Carina sempre sabe a medida certa de até onde vai o riso, onde cabe o drama e o limite correto do amor. Nada sobra, nada falta.
Se eu puder citar um defeito seria que seu personagem principal feminino, assim como Ă© em seus outros livros, sempre segue uma linha “nĂŁo sou tĂŁo bonita quanto...”, mas vocĂȘ nem percebe isso quando lĂȘ apenas esse livro dela e se ler todos, tambĂ©m nĂŁo se incomoda. Por que como eu disse: nada sobra, nada falta.
Luna Ă© uma personagem fĂĄcil da gente se identificar. É cheia de sonhos, vontade de ajudar o prĂłximo, com muitos medos e tambĂ©m um pouco insegura, se vocĂȘ nĂŁo tem tudo isso, em algum ponto ainda vai se encontrar nela.
Sonhando em ser uma grande jornalista, ela nĂŁo passa de uma garota de recados na revista Fatos&Furos e como se nĂŁo bastasse, ainda tem que aguentar o mal humor diĂĄrio do seu chef, cara que toda sua turma admirava na Ă©poca da faculdade – coisa que depois que o conheceu de verdade, nunca entendeu.- Para piorar, sua grande chance de ter uma coluna na revista chega da pior maneira, sempre fugindo de sua origem cigana, a Ășnica oportunidade que tem Ă© escrever o horĂłscopo. Desesperada por uma chance, ela acaba topando, o que ela nĂŁo faz ideia Ă© que esse “presente de grego” mudaria por completo a sua vida.
Dante também é um personagem que embora carrancudo e mal humorado, boa parte do tempo, acaba por ser o personagem cativante. Mesmo lendo através da visão um pouco problemåtica de Luna a gente se apaixona por esse rapaz, antes mesmo da Luna cogitar esse sentimento. A melhor amiga de Luna é outra personagem cativante, muito fåcil se apaixonar por ela.
Resumindo, o livro Ă© Ăłtimo, nĂŁo deixando praticamente nada a desejar. Com personagens simples e narrativa leve, No mundo da Luna Ă© um Ăłtimo pedido para quem quer rir e se apaixonar.



Frases do livro: "Sempre pensei que uma pessoa Ă© o que ela lĂȘ"
"Eu entendo. Entendo mesmo. NĂŁo acho que uma pessoa possa ser autossuficiente o tempo todo.”
"Eu queria seus beijos. Queria seu toque. Eu o desejava por inteiro, tudo o que ele pudesse me oferecer ou tomar de mim. E pela urgĂȘncia com que sua boca me consumia, ele se sentia da mesma forma. NĂłs nĂŁo irĂ­amos parar atĂ© terminar o que havĂ­amos começado, isso era certo."
"Luna Lavori Braga. Ganhei esse nome porque minha mĂŁe era apaixonada pela lua.”
“Palavras desaparecem, as açÔes, os gestos Ă© que realmente contam."
"Hora de confiar na sua estrela. Boa sorte e ĂȘxito sĂł dependem de vocĂȘ!"

Minha nota: 9,9



MĂșsica da Semana



Perde Tudo (Lua Blanco)

Eu vou esquecer o que vai dizer
Eu nĂŁo vou beber o que vocĂȘ escolher
Eu nĂŁo vou querer saber o que vai fazer
NĂŁo quero saber, nĂŁo quero saber

Eu nĂŁo vou lembrar de telefonar
Se vocĂȘ quiser sair, eu nĂŁo vou ligar
Se vocĂȘ quiser mentir, eu nĂŁo vou brigar
NĂŁo quero saber, nĂŁo quero saber

Eu vou apagar o seu telefone
VocĂȘ quer que eu chore, vocĂȘ quer que eu ame
VocĂȘ quer de tudo
VocĂȘ perde tudo

Eu vou esquecer onde vocĂȘ mora
VocĂȘ quer que eu fique, vocĂȘ quer que eu mude
VocĂȘ quer de tudo
VocĂȘ perde tudo

Eu vou esquecer o que vai dizer
Eu nĂŁo vou o beber que vocĂȘ escolher
Eu nĂŁo vou querer saber o que vai fazer
NĂŁo quero saber, nĂŁo quero saber

Eu nĂŁo vou lembrar de telefonar
Se vocĂȘ quiser sair, eu nĂŁo vou ligar
Se vocĂȘ quiser mentir, eu nĂŁo vou brigar
NĂŁo quero saber, nĂŁo quero saber

Eu vou apagar o seu telefone
VocĂȘ quer que eu chore, vocĂȘ quer que eu ame
VocĂȘ quer de tudo
VocĂȘ perde tudo

Eu vou esquecer onde vocĂȘ mora
VocĂȘ quer que eu fique, vocĂȘ quer que eu mude
VocĂȘ quer de tudo
VocĂȘ perde tudo

JĂĄ nĂŁo importa o que quiser
Quanto mais quer, mais perde
SĂł vocĂȘ nĂŁo percebe a razĂŁo
Te escapei pelas mĂŁos

Eu vou apagar o seu telefone
VocĂȘ quer que eu chore, vocĂȘ quer que eu ame
VocĂȘ quer de tudo
VocĂȘ perde tudo

Eu vou esquecer onde vocĂȘ mora
VocĂȘ quer que eu fique, vocĂȘ quer que eu mude
VocĂȘ quer de tudo
VocĂȘ perde tudo

Eu vou apagar o seu telefone
VocĂȘ quer que eu chore, vocĂȘ quer que eu ame
VocĂȘ quer de tudo
VocĂȘ perde tudo

Eu vou esquecer onde vocĂȘ mora
VocĂȘ quer que eu fique, vocĂȘ quer que eu mude
VocĂȘ quer de tudo
VocĂȘ perde tudo


VocĂȘ perde tudo

Ela nĂŁo sabia do que era capaz


Esses dias eu vi uma moça, moça bonita, com cara de quem sabe, de quem Ă©, mas ela nĂŁo me pareceu saber nada disso. É que a gente tem muito disso, nĂŁo Ă©? Sabe tanto de tudo e da gente nĂŁo sabemos nada. Essa moça era assim.
Tive vontade de descer do Înibus - no sentido mais figurado possível - e dizer para aquela moça andar mais imponente, se despir de tudo, ficar de alma nua e mostrar o que sente. Tive vontade de gritar pra vida parar um pouco, só pra ela ter a chance de viver o que ela ainda não sabe que é capaz. Eu não senti pena dela, nem de longe ela merece isso, mas senti um certo desespero pra que ela soubesse fazer, correr, viver!
Aquela moça chamou atenção de mais gente, mas suspeito que muitos concluĂ­ram tudo errado, assim como ela mesma nĂŁo sabe sobre si. Vi gente olhar torto, se irritar, parecendo nĂŁo compreender que ela nĂŁo fazia por querer, tudo era consequĂȘncia daquele medo preso de viver.
Quis perguntar das dores da vida dela, mas ela nĂŁo parecia disposta a falar, quis dizer pra ela que todo mundo tem seus medos, segredos, fantasmas, isso nĂŁo era motivo pra ela parar ali, estacionar. Ah, eu quis tanta coisa. Quis dizer pra ela a experiĂȘncia de outra moça, talvez da mesma idade da dela, que percebeu antes uma coisa que atĂ© hoje ela nĂŁo percebeu: viver requer riscos, moça. Viver requer querer. Viver requer viver.




MĂșsica da Semana



Primeiro de tudo, desculpa pelo sumiço de um mĂȘs, as cosias estavam corridas demais por aqui e infelizmente sĂł tive tempo hoje. Mas essa fase passou, estamos de volta e vamos que vamos.

Canção de Habacuque  (Lucas Paulo)

Eu ouvi a Tua Palavra e temi.
Eu entendi o que Tu queres e esperas de mim.
Senhor, eis-me aqui!
Senhor, eis-me aqui!
Acende a chama que o tempo apagou
Traz à lembrança a esperança, Senhor,
de tudo aquilo que o Pai preparou para mim.

Ainda que a figueira não floresça, eu Te adorarei.
Ainda que a videira nĂŁo produza, eu me alegrarei.

Pois Tu és a razão da minha canção! (2x)


Me apaixonei por vocĂȘ


Olha, garoto. Eu bem que queira ser a garota descolada que tento parecer para vocĂȘ, aquela mulher que te beija e depois nem pensa sobre isso, que vocĂȘ sabe que nĂŁo tem complicaçÔes, DR's, nĂŁo precisa de explicaçÔes. Eu queria muito ser assim, e nĂŁo por vocĂȘ, mas por mim.
Eu queria mesmo ser essa garota independente que vocĂȘ acha que eu sou, ter essa autoconfiança que tento demonstrar, ser cem por cento grosseria como deixo por vocĂȘ pensar, mas eu nĂŁo sou. Essa Ă© sĂł mais uma falsa versĂŁo de mim, que na verdade Ă© insegura, tĂ­mida, carinhosa e infelizmente apaixonada por vocĂȘ.
NĂŁo surta, isso, fica calmo, vocĂȘ nĂŁo precisa se preocupar, por que embora eu nĂŁo seja esse ser tĂŁo superior que demonstro, eu nĂŁo vou pedir pra vocĂȘ largar sua vida e ficar comigo, fica calmo, a sua vida vai continuar a mesma. É sĂł que tava difĂ­cil demais manter essa mĂĄscara, entende? Eu estava me sufocando, tanto que comecei a escrever isso com falta de ar, porque sim, eu surto, entro em pĂąnico e me apaixono, e eu me apaixonei por vocĂȘ.